quarta-feira, 6 de maio de 2015

Lojas aumentam para 18% projeção de tombo nas vendas em 2015

Nem as constantes férias coletivas cedidas pela Volkswagen desafoga o pátio da fábrica de Taubaté (SP), que continua lotado de veículos produzidos nos úlimos meses


A sequência de quatro meses abaixo das expectativas nas vendas de carros novos no Brasil -- abril não foi exceção, com 219.350 emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus registrados, retração de 6,53% perante março e de 25,19% em relação a abril de 2014 --, levou a Fenabrave (federação nacional dos concessionários) a aumentar ainda mais a projeção de queda do setor ao fim de 2015.

Em relatório divulgado nesta terça-feira (5), a associação ajustou de 10% para 18% a estimativa de tombo para vendas de veículos de passeio e comerciais leves, e de 10,12% para 37,21% no caso de ônibus e caminhões. Com a mudança, as pevisões se aproximam dos dados reais já registrados no primeiro quadrimestre do ano.


Crise sentida nas fábricas


A forte desaceleração do setor automotivo já pode ser sentida na pele pelos funcionários nas fábricas. Nesta semana, a Volkswagen confirmou a informação antecipada pelos parceiros da Car and Driver Brasil e deu férias coletivas de dez dias para toda a linha de montagem de São Bernardo do Campo (SP).

Já a unidade de caminhões da Mercedes-Benz, na mesma cidade, chegou a anunciar a dispensa de 500 metalúrgicos há duas semanas, mas voltou atrás após os demais operários entrarem em greve, Ao invés das demissões, estendeu o período de layoff de parte da equipe até 15 de junho, e abriu um novo PDV (Programa de Demissão Voluntária).
Soluções

Para tentar reestimular o setor, a Fenabrave já havia anunciado há alguns dias, em parceria com a Anfavea (associação das fabricantes) e a Abac (associação das administradoras de consórcio), a criação do Festival do Consorciado Contemplado, que oferecerá incentivos para 240 mil pessoas que já foram contempladas, mas ainda não usaram suas cartas de crédito.

Nenhum comentário:
Escreva comentários

REGRAS DE POSTAR SEUS COMENTÁRIOS;

- Comentários que agredirem outras pessoas serão excluidos
- Deixe sua opinião e evite palavras de baixos escalão

Seguidores

Acessos

Postagens