domingo, 6 de novembro de 2016

Fazer cerveja artesanal é bem suave



Entregamos uma câmera descartável para Jesse Newhouse, um fabricante de cerveja da Ninkasi Brewery em Eugene, Oregon, nos EUA. Recentemente, a Ninkasi comemorou dez anos, e apesar de a microcervejaria ter começado como uma operação de apenas dois caras, a empresa norte-americana hoje emprega mais de 100 pessoas, faz sete tipos de cerveja e ficou entre as 50 melhores cervejarias ano passado, segundo a Brewers Association.

Antes de receber o diploma em ciência de fermentação e se juntar à equipe da cervejaria, Jesse curtia fazer sua própria cerveja em casa. Ele sabe muito bem fazer coisas que vão te deixar bêbado, e na Ninkasi ele é especialista em desenvolver "cervejas frutadas". Aqui, ele fotografou vários estágios do processo de fabricação da cerveja, incluindo um enorme vazamento de espuma. Leia abaixo o que mais aconteceu depois que o Jesse recebeu nossa câmera descartável.

VICE: Há quanto tempo você trabalha com cerveja?
Jesse Newhouse: Estou na Ninkasi há dois anos, fazendo cerveja profissionalmente. Antes disso, tive uma microcervejaria caseira por uns três anos.

Como você entrou nesse negócio?

Comecei fazendo cerveja em casa e depois entrei para o curso de Ciência da Fermentação na Universidade Estadual do Oregon, onde me formei como bacharel em Ciência da Fermentação e Química.

Como a Ninkasi se compara com uma cervejaria maior?

A Ninkasi é uma microcervejaria, e nos diferenciamos das outras cervejarias por sermos independentes inclusive na operação, nos focando na arte e não querendo só descolar uns trocados. Somos muito ligados à comunidade e apoiamos negócios locais aqui em Eugene. Nos focamos em ingredientes locais o máximo possível, trabalhando com fazendas de lúpulo e empresas de maltagem daqui. Aa Ninkasi, tentamos perpetuar a qualidade de vida em todos os aspectos do nosso trabalho e além.

O que aconteceu com toda aquela espuma no chão da cervejaria em uma das fotos?

Isso é produto de um tipo de fermentação chamada Krausen. A espuma se forma através da fermentação enquanto o CO2 é produzido da levedura e gases. O CO2 é capturado em proteínas, partículas de lúpulo e levedura suspensa, o que cria a espuma de cerveja que você vê.

Qual a cerveja mais louca que você já fez?

Não é muito estranho, mas uma vez usei ostras para fazer uma stout. Fiz isso em escala pequena antes de entrar para a Ninkasi. Meu principal trabalho aqui é com cervejas frutadas, o que não tem nada de estranho, mas é muito interessante. Eu gostaria muito de brincar com algumas receitas usando madeiras diferentes para o envelhecimento e maltes defumados. Mas a parte mais divertida é experimentar várias cepas de levedura e bactérias disponíveis em cervejas fermentadas. Estamos trabalhando com cerveja amarga agora, kettle sour especificamente, que é uma área nova para a Ninkasi, mas que pode render uma cerveja deliciosa quando feita direito.

Qual é um bom começo para quem quer fazer uma cervejaria em casa?

Um bom começo é visitar uma loja de cervejas artesanais local e falar com as pessoas lá. Leia alguns livros sobre fermentação e depois, se possível, se junte a um clube de fermentação local. A comunidade cervejeira é muito amistosa e está sempre disposta a ajudar.

E se alguém quiser experimentar a cerveja que vocês fazem?
Acesse nosso site para saber onde distribuímos, e leia sobre nossas cervejas e a empresa. Lá também tem nosso endereço, se você quiser fazer uma visita e provar nossa cerveja na sala de testes.

Nenhum comentário:
Escreva comentários

REGRAS DE POSTAR SEUS COMENTÁRIOS;

- Comentários que agredirem outras pessoas serão excluidos
- Deixe sua opinião e evite palavras de baixos escalão

Seguidores

Acessos

Postagens