domingo, 13 de novembro de 2016

Por que os membros formigam e adormecem?

Quem nunca se levantou e começou a sentir a perna formigando?


É bem provável que você já tenha passado por aquela situação incômoda de "formigamento" e dormência nas pernas ou nos braços depois de ficar um longo tempo na mesma posição ou com algo pesado em cima deles.

Essa sensação é uma resposta dos nervos e dos vasos sanguíneos ao serem pressionados por um longo período —como quando dormimos com a cabeça em cima dos braços ou ficamos com as pernas cruzadas. Após um tempo, os nervos reagem produzindo uma sensação de formigamento e dormência, comandada pelo cérebro. 

E a situação vai piorando quando essa pressão chega até os vasos sanguíneos. Com isso, o sangue tem dificuldade de chegar ao local e, consequentemente, o oxigênio que deveria vir junto com o sangue. A falta de oxigênio faz as células liberarem uma substância chamada lactato, que começa a atrapalhar ainda mais o funcionamento dos nervos.

A única saída para acabar com o desconforto é mexer e estender os pés, pernas ou braços para reativar a passagem do sangue pelos vasos sanguíneos.

O formigamento e a dormência são sensações comuns desde que não ocorram com tanta frequência. Quando constantes, podem ser indicativos de doenças mais graves, como distúrbios vasculares (como varizes) ou reumáticas por conta da má circulação sanguínea. Diabetes, hipotireoidismo, alcoolismo, infecções e reações de medicamentos também são algumas das causas do sintoma.

Nenhum comentário:
Escreva comentários

REGRAS DE POSTAR SEUS COMENTÁRIOS;

- Comentários que agredirem outras pessoas serão excluidos
- Deixe sua opinião e evite palavras de baixos escalão

Seguidores

Acessos

Postagens