sexta-feira, 10 de agosto de 2018

TIM e Claro compartilham frequência em 700 cidades

Antena de celular
A TIM está bastante interessada em compartilhar frequências com outras operadoras. Ela ampliou um acordo com a Oi recentemente e, nesta sexta-feira (10), anunciou parceria com a Claro em 700 municípios.

Essas cidades só eram atendidas ou pela TIM, ou pela Claro. Graças ao compartilhamento do 3G, clientes de uma operadora poderão fazer roaming na outra. A medida vale para mais de 116 milhões de usuários, “seguindo a mecânica do plano já contratado”.

Em comunicado, a Claro diz que milhares de municípios com menos de 30 mil habitantes são atendidos apenas por uma operadora. A Anatel obrigou cada empresa que arrematou o espectro 3G a fornecer serviço em algumas centenas de cidades, cobrindo assim todo o país.

Recentemente, a agência convocou as operadoras para estimular acordos de roaming nessas áreas. Dessa forma, visitantes de outras cidades não precisariam trocar de chip para se manterem conectados, por exemplo.

A Anatel queria parcerias voluntárias para resolver esse problema, mas cogitava transformar o roaming em obrigação. A Claro diz que seu acordo com a TIM “demonstra que é possível soluções de mercado, sem a necessidade de constante intervenção da agência reguladora”.


A TIM quer expandir o compartilhamento com mais operadoras, e está em negociações com a Vivo. Stefano de Angelis, que deixou o cargo de CEO no mês passado, acredita que não há sentido gastar em mais infraestrutura se for possível dividi-la.

Além disso, TIM e Oi ampliaram seu acordo de compartilhamento de 4G. Elas vêm dividindo suas faixas de frequência tanto em 1,8 GHz quanto em 2,5 GHz.

Com informações: Teletime. via Tecnoblog

Nenhum comentário:
Escreva comentários

REGRAS DE POSTAR SEUS COMENTÁRIOS;

- Comentários que agredirem outras pessoas serão excluidos
- Deixe sua opinião e evite palavras de baixos escalão

Seguidores

Acessos

Postagens